+Paulo Lira retorna à Palmas para mais um workshop de formação da ATM, que apresentará o Fundeb na prática; Inscrições abertas

Publicado em: 20 de Setembro de 2021 Atualizado em: 20 de Setembro de 2021

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) realiza mais uma edição dos ciclos de Workshop de Formação Continuada da ATM, desta vez com o tema “Fundeb na Prática: Monitoramento das Receitas e Avaliação do Comprometimento das Despesas”, a realizar-se dias 13 e 14 de outubro, no Auditório da Associação, em Palmas. Para promover a capacitação dos agentes municipais, a entidade municipalista traz novamente o renomado consultor Paulo Lira. As inscrições estão abertas, sendo apenas 150 vagas para participação presencial, devido às restrições de público para eventos por conta da pandemia. As vagas para participação presencial estão limitadas a apenas dois participantes por Município, porém as inscrições online estão ilimitadas. Clique aqui e faça sua inscrição.   

Neste ano de 2021, a ATM tem intensificado as capacitações e treinamentos dos gestores municipais, em temas pertinentes à esfera municipal e aos processos de administração do Município. “A ATM cumpre seu papel de aperfeiçoar e modernizar as gestões municipais, buscando apresentar formações em temas relevantes e em evidência nas administrações locais”, disse o presidente da Associação e prefeito de Talismã, Diogo Borges.

Programação – Nesta segunda edição, o workshop capacitará os participantes sobre a operacionalização do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), ao observar o cumprimento das diretrizes impostas pela LDB e as obrigações e limites estabelecidos pela Lei do Fundo. Em tese, serão abordados todos os aspectos relativos à rotina de recebimento das transferências do FUNDEB, origem e sazonalidade, bem como os aspectos mais relevantes da aplicação dessas receitas, com as orientações para monitoramento do comprometimento com pagamento de pessoal, material de consumo, expediente e capital. Clique aqui para acessar a programação.

Consultor – Para essa capacitação, a ATM traz novamente renomado consultor na área de Educação, o senhor Paulo Lira, Mestre em Políticas Públicas e Sociedade e ex-secretário de Educação Básica do Estado do Ceará. Paulo Lira também foi o palestrante do primeiro workshop de formação continuada da ATM, que abordou a “Sensibilização e Mobilização dos Gestores para Educação em Tempo Integral e o Novo FUNDEB”, em formação ocorrida dia 20 de agosto. 

Público-Alvo e requisitos: O workshop é voltado para prefeitos, secretários Municipais de Educação; de Finanças; de Administração, bem como para procuradores Jurídicos. O evento é exclusivo para gestores dos Municípios filiados à ATM.  Para a execução da dinâmica proposta para o evento, os participantes deverão trazer tablets e/ou notebooks, ferramentas que servirão para navegação simultânea em sites ligados à Educação, como do INEP e FNDE, bem como para a realização de exercícios presenciais. A ATM cederá a internet para acesso dos participantes.

Dinâmica ­– O workshop terá carga horária de 20 horas de capacitação prática  e participativa, por meio de exposição de orientações em power point e navegação simultânea nos endereços eletrônicos dos sites de Educação, seguidas de debates e trocas de ideias entre gestores e experts, oportunidade em que serão explorados todos os assuntos que impactam no sucesso da implementação do Novo FUNDEB.

Para o evento, a ATM conta com a parceria da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-TO) e da empresa X-CETT Soluções.

Anote

Quê: Workshop de Formação Continuada – tema “Fundeb na Prática: Monitoramento das Receitas e Avaliação do Comprometimento das Despesas”

Quando: 13 e 14 de outubro de 2021, às 07h (Café da Manhã e Credenciamento)

Onde:  Auditório da ATM, Plano Diretor Sul, Palmas (TO).

Quem: prefeitos, secretários Municipais de Educação; de Finanças; de Administração, bem como para procuradores Jurídicos.

 

Matéria atualizada em 20 de setembro de 2021, às 15h22min