Notícias

Nota Conjunta emitida por três municípios informa a não reabertura do Parque Estadual do Jalapão; Confira:


Em Nota Conjunta Oficial, os municípios de Mateiros, Ponte Alta do Tocantins e São Félix informam que, após consultar a população, averiguar falta de leitos de UTI e condições precárias de trafegabilidade nas estradas, foi decidida a não reabertura do Parque Estadual do Jalapão e das comunidades tradicionais (Mumbuca, Carrapato e Prata) para turismo.

Os representantes do Governo do Estado, e representantes dos Municípios da região do Jalapão haviam participado de uma webconferência no dia 1º para deliberar sobre o plano de retomada do turismo da região do Jalapão. Na época, foi decidido que o parque poderia ser reaberto aos turistas a partir do dia 19 de julho de 2020. No entanto, após uma análise mais aprofundada, foi decidido que o melhor para a população local e para todos, é que a reabertura do parque fosse adiada.

Você pode conferir a Nota Oficial aqui.

Visitas suspensas desde março
As visitações públicas ao Parque Estadual do Jalapão e à área de proteção ambiental do Jalapão continuam suspensas, conforme o Decreto 6.067, publicado no Diário Oficial de 17 de março.

“No entanto, considerando as reuniões com as comunidades, conselhos de turismo e também de forma isolada com pessoas da comunidade, os municípios se colocam abertos a um retorno da atividade turística na data do dia 5 de agosto caso não haja agravamento da contaminação pelo novo coronavírus, conforme anteriormente acordada com o governo do estado, levando em consideração que os protocolos de segurança sanitária estariam implementados trazendo mais segurança junto ao trade turístico dos municípios.” — Diz a Nota Oficial.





Por João Pedro Gomes
Revisado por Karla Almeida