Notícias

Inscrições para o Prêmio Gestão Escolar 2020 estão abertas, informa a ATM

Nesse momento de Isolamento Social devido à pandemia de Covid-19, os profissionais da área da educação (professores e gestores) têm dado o seu melhor para continuar com a missão de educar, mesmo com as dificuldades. Para reconhecer e premiar as práticas exitosas das escolas, ocorre anualmente o Prêmio Gestão Escolar (PGE). E nesse ano de 2020 não é diferente, na verdade, é muito mais necessário. Por isso, as inscrições estão abertas, e se encerram dia 15 de agosto.

Organização e objetivos

O PGE é o resultado da parceria entre o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a Organização dos Estudos Ibero-americanos (OEI), e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Esse prêmio é uma forma de recompensar e valorizar escolas públicas que se destacam por uma boa gestão e solução de problemas, e também incentivar e disseminar práticas inovadoras de gestão escolar.

“A missão é valorizar aqueles que trabalham como equipe, com responsabilidades na gestão, no ensino, na aprendizagem e na solução de problemas”, pontua a Secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, e também coordenadora nacional do PGE, Adriana Aguiar. Ela também afirma que o prêmio irá destacar as medidas e os esforços das escolas e dos gestores para manter a educação e o aprendizado ativos em meio à essa época de pandemia do novo coronavírus.

Dentre os prêmios previstos para a equipe escolar ganhadora, vagas no curso de especialização a distância da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) estão previstas. Para as escolas selecionadas nas etapas estadual, regional e nacional, serão oferecidas premiações em dinheiro, que vão de R$ 5 mil a R$ 30 mil. Os detalhes estão descritos no edital.

PGE

Realizado desde 1998, a premiação já recebeu cerca de 40 mil inscrições ao longo de suas edições. Mais de 8 milhões de estudantes foram beneficiados com os projetos implantados pelos diretores das escolas inscritas.

A edição 2020 tem o patrocínio da Fundação Itaú para Educação e Cultura; e da Unesco. Além disso, conta com a parceria de Bett Educar, British Council, Fundação Roberto Marinho, Fundação Santillana, Instituto Natura, Ministério da Educação, Unicef e Univesp.

A Associação Tocantinense de Municípios destaca a importância dessa premiação, que além de premiar as melhores escolas públicas e suas gestões, incentiva as demais a participarem do mesmo. Portanto, é interessante que as escolas da rede Municipal de Ensino se inscrevam para ganhar mais visibilidade e destaque por suas eficientes gestões escolares.

Texto: João Pedro Gomes (estagiário)
Revisão: Victor Morais