Notícias

Coronavírus: ATM alerta sobre fake news ligadas à pandemia e lista alguns boatos que foram refutados pelo Governo Federal

Victor Morais/Ascom ATM

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) alerta as gestões municipais sobre o fenômeno das Fake News, e como elas têm impactado o combate à pandemia do Coronavírus. Nesse momento é fundamental maximizar ações de Comunicação Social e informar a população sobre o que são mentiras e o que são verdades em assuntos relacionados ao combate do problema de saúde pública.

O Ministério da Saúde tem refutado as Fake News ligadas ao Coronavírus que tem circulado pelo Brasil. Afirmar que Uísque pode ser utilizado no tratamento da COVID-19, vinagre é mais eficaz que álcool em gel para processo de higienização pessoal, são alguns dos boatos espalhados pela população, principalmente por meio de dispositivos digitais e aplicativos como Whatsapp.

Veja algumas das mensagens fakes circulando nas redes sociais:

Hospitais Albert Einstein e Sírio Libanês contêm milhares de pacientes internados com Coronavírus – Um áudio circula pelas redes sócias afirmando o Hospital Albert Einstein possuí de 600 a 700 internados por Coronavírus, enquanto que o Sírio Libanês possuí o dobro dessas estimativas. A mensagem é Fake News, tanto que o Sírio relatou nem possuir o número de leitos para atender aos números citados na notícia falsa.

Vírus não resistiria ao calor e temperatura de 27º - O Ministério da Saúde classifica a informação como Fake News. Segundo a pasta, não é possível afirmar que o vírus morre a uma temperatura de 27ºC "uma vez que no corpo humano o vírus tolera uma temperatura de pelo menos 36ºC".

Beneficiários do Bolsa Família receberia R$ 470,00 para aquisição de produtos de higiene – É Fake a notícia que os beneficiários poderão sacar, de forma emergencial, a quantia de R$ 470,00 para comprar produtos de higiene para a higienização pessoal em enfrentamento ao contágio do Coronavírus. Inclusive, a informação foi refutada pelo Ministério da Cidadania, responsável pelo programa social.

Alinhar Comunicação e Saúde

A ATM lembra que neste momento de combate ao Coronovírus a informação de qualidade é fundamental para repassar as comunidades locais. O Ministério da Saúde disponibiliza na pagina http://saude.gov.br/fakenewscoronavirus uma relação de notícias equivocadas sobre a pandemia e o enfrentamento ao Coronavírus. A ATM orienta que a equipe de Comunicação do município deve estar alinhada a equipe de saúde, para juntos identificarem as Fakes News e combater a desinformação. Veja também mais informações em https://coronavirus.saude.gov.br/ e obtenha peças publicitárias que poderão lhe auxiliar na divulgação.

Veja alguns mitos circulando pelas redes sociais sobre o Coronavírus:

1. Semelhança do vírus HIV com o Coronavírus
2. Óleos para combater o Coronavírus
3. Beber água quente ou chás mata o vírus
4. Vídeo sobre vitamina D e a prevenção do novo Coronavírus
5. Vitamina C + zinco combatem o novo Coronavírus
6. Chá imunológico combate o novo Coronavírus
7. Vitamina C + zinco combatem o novo Coronavírus
8. Já existe cura contra o Coronavírus
9. Vídeo sobre vitamina D e a prevenção do novo Coronavírus
10. China cancelou todos os embarques de produtos por navio até março
11. Álcool gel não tem eficácia, vinagre sim
12. Gargarejos são eficazes para combater o vírus nos primeiros dias, quando o Coronavírus fica restrito à garganta
13. O vírus é resistente em superfícies metálicas, onde pode se manter vivo por 12 horas
14. Chá de abacate com hortelã previne o Coronavírus
15. Médicos tailandeses curam Coronavírus em 48 horas