Notícias

Presidentes de entidades municipalistas são homenageados pela CNM; Presidente da ATM, Jairo Mariano, é representado na solenidade

No mês em que a Confederação Nacional de Municípios (CNM) completa 40 anos, a reunião do Conselho Político da entidade, nesta terça-feira, 11 de fevereiro, começou com homenagem à data. Presidentes das entidades estaduais que compõem o grupo foram homenageados, dentre eles o presidente da ATM, vice-presidente da CNM e gestor do município de Pedro Afonso, Jairo Mariano, que não pode comparecer a reunião e foi representado no ato pelo prefeito de Santa Rosa, Ailton Araujo Parente.

O gestor da CNM, Glademir Aroldi, destacou a importância dos que, em 1980, enxergaram a necessidade de construir uma entidade que representasse os Municípios. O ex-vice presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, lembrou ainda que o movimento seguirá crescendo caso se mantenha firme nos princípios e a valores que são sua base.

Reunião

A primeira pauta da reunião do Conselho Político da CNM foi a reforma tributária, que está em discussão no Congresso Nacional. O presidente da CNM atualizou o grupo sobre o debate do tema com o governo federal e reforçou que não serão aceitas perdas financeiras para os Municípios.

Diversas pautas econômicas – piso nacional do magistério e adicional de 1% do FPM em setembro, por exemplo – também foram tratadas pelo Conselho, além dos eventos previstos para 2020, como a 23ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Munícipios.



Presentes

Estiveram na reunião os presidentes da Associação Alagoana de Municípios (AMA), Pauline de Fátima Albuquerque; da Associação Goiana de Municípios (AGM), Paulo Rezende; da Federação Goiana de Municípios (FGM), Haroldo Naves; da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), Pedro Caravina e da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga.

Participaram ainda os presidentes da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep), Francisco Nélio Aguiar; da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), George José Coelho; da; da Federação dos Municipios do Estado do Sergipe (Fames), Christiano Cavalcante; da Associação Paulista de Municípios (APM), Carlos Cruz e o representante da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Ailton Araujo.

A CNM também foi representada pelo 1º Secretário, Hudson Brito; pelo 2º Secretário, Eduardo Tabosa; pelo 1º Tesoureiro, Jair Aguiar Souto; e pelo 2º Titular Conselho Fiscal, Expedito do Nascimento. Os representantes da região Sul, Alcidedes Mantovani e da região Sudeste, Daniela de Cássia Brito completaram a lista de presentes.

Texto: Amanda Dias
Revisão: Victor Morais