Notícias

Têm boas práticas para a população Idosa? Inscreva-as até esta sexta-feira, 10

Victor Morais/Ascom ATM

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) informa que o Ministério da Cidadania está promovendo um levantamento de boas práticas para a população idosa. As prefeituras interessadas no processo devem inscrever suas ações até esta sexta-feira, 10, por meio de formulário disponível neste portal.

No Ministério, o mapeamento está sendo realizado pelo Departamento de Atenção ao Idoso. Segundo a pasta, dezoito iniciativas exitosas serão selecionadas para compor um guia. O material será distribuído em todo o país com o objetivo de motivar para o envelhecimento saudável.

“Quanto mais iniciativas recebermos, mais vamos ter consistência, oportunidade de avaliar, de perceber como os municípios estão trabalhando em relação à população idosa”, explica a coordenadora-geral de Cuidado Integral do Departamento de Atenção ao Idoso, Luciana Gill Barbosa.

Ainda segundo o Ministério, as experiências devem estar de acordo com as oito dimensões da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, referenciadas no Guia Global das Cidades Amigas das Pessoas Idosas da Organização Mundial de Saúde (OMS): ambiente físico, transporte e mobilidade urbana; moradia; participação; respeito e inclusão social; comunicação e informação; oportunidade de aprendizagem; e apoio, saúde e cuidado. (Com informações do Ministério da Cidadania).