+Municípios em Campanha contra a COVID-19
Publicado em: 15 de Fevereiro de 2021 Atualizado em: 8 de Março de 2021
Começou a campanha de vacinação contra a COVID-19 nos 139 municípios tocantinenses. Com a chegada das primeiras doses em janeiro, as equipes de imunização das secretarias Municipais de Saúde deram inicio ao processo de imunização de grupos prioritários. Os Municípios seguem recebendo as doses e preparando equipes e público-alvo para a vacinação. A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) acompanha a ação e traz importantes orientações aos Municípios.
VACINÔMETRO
DOSES RECEBIDAS DOSES DISTRIBUÍDAS
125.600 100.608
DOSES APLICADAS
1º DOSE 2° DOSE TOTAL
51.118 14.046 65.164
Fonte: Gerência de Imunização / SES-TO
Atualizado em: 08 de março de 2021
CLIQUE AQUI E VEJA O QUANTITATIVO DE DOSES ENVIADAS POR ESTADO.
PLANOS
Com o intuito de orientar as secretarias Municipais de Saúde dos Municípios tocantinenses, a ATM disponibiliza os planos de operacionalização de imunização elaborados pela União e pelo Estado, para que os dirigentes de Sáude possam ter ciência, e observem algumas diretrizes direcionadas ao Ente Municipal.
Plano Nacional de Operacionalização da Vacina Contra a COVID-19.
Plano Estadual de Operacionalização da Vacina Contra a COVID-19.
PUBLICIDADE E TRANSPARÊNCIA SOBRE A VACINAÇÃO
A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) traz orientação aos gestores municipais, em especial da área da Saúde, sobre procedimentos que deverão ser realizados pelas gestões municipais quanto à publicidade e transparência sobre a vacinação contra a COVID-19 nos Municípios.
Plano de Comunicação
Uma ampla campanha publicitária sobre a vacinação também deve ser realizada, orienta a ATM. Para auxiliar nesse processo, a Associação disponibiliza um Plano de Comunicação elaborado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) que traz diretrizes e estratégias pontuais a serem aplicadas pelas gestões municipais no processo de comunicação com a comunidade.
Portal da Transparência
A ATM recomenda também as prefeituras que criem campo específico dentro dos Portais da Transparência para apresentar informações cruciais quanto à campanha de vacinação. Segundo a entidade, é uma opção a mais para trazer informações sobre esse processo. Informações sobre segurança e eficácia da vacina; grupos prioritários para vacinação e quantitativo; quantitativo de doses e insumos recebidos; placar/ vacinômetro: população a ser vacinada x número de doses aplicadas; quantitativo de salas de vacinação e profissionais de saúde para a aplicação podem ser apresentadas nesse campo específico do Portal.
SIPNI
A ATM chama a atenção dos gestores também quanto ao registro das doses da vacina no Sistema Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI), preconizado no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra o coronavírus (Covid-19). Para tanto, os gestores da área da saúde devem conhecer os procedimentos para atualizar os cadastros dos cidadãos no âmbito do seu território, além de entender como proceder o registro das doses das vacinas no SIPNI. A ATM destaca que essa é a primeira vez que o Programa Nacional de Imunização (PNI) realizará uma campanha vacinal com a identificação nominal de cada usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) que receber a dose da vacina.