+Com apoio da ATM, Undime-TO promove Reunião Técnica para Dirigentes e Técnicos Municipais

Publicado em: 3 de Setembro de 2021 Atualizado em: 3 de Setembro de 2021

O auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) recebeu nesta terça e quarta-feira, 31 de agosto e 01 de setembro, a Reunião Técnica da União de Dirigentes Municipais de Educação do Tocantins (Undime-TO). O evento presencial destinado aos secretários Municipais de Educação e demais gestores teve o apoio da ATM.

Durante a abertura do evento, o presidente da ATM e prefeito de Talismã, Diogo Borges, reafirmou em seu discurso a parceira da entidade municipalista com a Undime-TO e a importância desta união.

Já a Dirigente Municipal de Educação (DME) de Piraquê, Francinete Ribeiro, em seu discurso destacou o trabalho de parceria das entidades. "Agradecemos, pois a ATM é parceira na prática efetivada da Undime-TO. Se nossos entes federados entendessem o que é regime de colaboração iriam pedir uma aula para a Undime e ATM. Regime de colaboração é andar lado a lado, é discutir política pública onde todas as partes são ouvidas. Temos caminhado lado a lado pelos municípios tocantinenses, somos gratos", finalizou.

O encontro regido pela equipe da Undime-TO teve como objetivo discutir sobre os programas educacionais do Ministério da Educação como o Educação Conectada, Plano de Ações Articuladas, Plano Brasil na Escola, Sistema Simec e PDDE Interativo, Cacs Fundeb entre outros.

Temas relevantes para a educação municipal como o retorno das aulas presenciais no formato híbrido foram pontos discutidos. Representantes dos municípios de Palmas, Guaraí e Abreulândia relataram suas experiências durante a pandemia.

 A Dirigente Municipal de Educação (DME) de Educação de Palmas, Cleizenir Divina dos Santos, acompanhada pelo Diretor do Ensino Fundamental de Palmas, Weudes Pereira da Rocha, a presidente do Conselho Municipal de Educação e Coordenadora de Ensino de Abreulândia, Maria da Paz Bezerra da Silva Rodrigues, o Dirigente Municipal de Educação (DME) de Guaraí e membro do Conselho Nacional de Representante da Undime, Sebastião Mendes, pontuaram os principais obstáculos e estratégias educacionais adotadas em seus municípios.

A presidente da Undime-TO, DME de Piraquê, Francinete Ribeiro, falou sobre as políticas públicas para educação e a efetivação dos programas e da necessidade de se discutir, unir e fortalecer a rede de educação do Tocantins. "Agradeço em nome da Undime todos os que colaboraram com esse momento de troca e aprendizado e a cada um que saiu dos seus municípios para estarem aqui somando para a Educação do Tocantins", concluiu a presidente.

Participaram - Representando o Ministério Público, o Dr. Argemiro Ferreira dos Santos Neto, Promotor em Exercício na 10ª Promotoria Regional Especializada em Educação. Representando a Rede ColaborAção Tocantins, o Doutor em Educação professor da UFT, coordenador pedagógico do Bloco III da RCT, José Carlos Freire, e a Profa. Dra. Juciley Evangelista Freire, professora da UFT, assessora pedagógica do Bloco III da RCT.

Participaram ainda, a representante do Dr. Sidney Fiori Júnior - Promotor Coordenador do CAOPIJE, Elaine Aires Nunes, a Consultora em Educação e Proteção da UNICEF, Mayana Goes, a Coordenadora do Fórum Estadual de Educação, Maria de Lourdes Leôncio Macêdo, e o Secretário Executivo da ATM, Jailton Bezerra.