Notícias

ATM incentiva gestores a estimularem a vacinação contra Sarampo nos Municípios

Com o tema “Mais proteção para a sua família”, iniciou-se nessa segunda-feira (10) a terceira fase da vacinação contra o Sarampo, desta vez com foco no público infantil e jovem (de 5 a 19 anos). O dia ‘D’ de mobilização será no sábado (dia 15) e alguns Centros de Saúde estarão abertos para a atualização do Cartão de vacinas. Na capital, todas as 32 salas de vacina terão doses disponíveis para o público.

ATM reitera a importância da campanha de vacinação e estimula os gestores municipais a incentivarem e conscientizarem a população sobre a relevância da prevenção contra esse vírus altamente contagioso que pode ser letal.

Circulação do Vírus

No Brasil, em 2019, 18.203 casos de contaminação e 15 óbitos por Sarampo foram confirmados em 526 municípios. Atualmente, casos de contágio do vírus já foram constatados em cinco estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Santa Catarina e Paraná.

No Tocantins

Conforme a Secretaria de Estado da Saúde (SES), não há confirmação de casos de Sarampo no Tocantins desde o ano 2000. Ano passado, 67 casos foram notificados pelo estado, entretanto, 66 foram descartados e apenas um continua em investigação.

No ano de 2020, seis casos foram notificados, sendo que dois foram descartados e quatro continuam sob investigação laboratorial.

A doença

O Sarampo é uma doença grave altamente infecciosa, transmitida por um vírus emitido através de secreções das vias respiratórias, como espirro ou tosse, e pode levar ao óbito.

Texto: João Pedro Gomes (Estagiário)
Revisão: Victor Morais