Notícias

Lançado Plano de Desenvolvimento Regional para beneficiar 65 Municípios tocantinenses

Victor Morais/Ascom ATM

Foi lançado nesta segunda-feira, 25, no auditório da FAET/SENAR, em Palmas, o Plano de Desenvolvimento Regional (PDR), denominado Desenvolto. O documento foi elaborado por meio do trabalho de 17 entidades – dente elas a Associação Tocantinense de Municípios (ATM) – encabeçado pela senadora da República, Kátia Abreu, e visa trazer ações planejadas que levarão benefícios a 65 Municípios tocantinenses presentes em 05 regiões do Estado.

Segundo a senadora, o Desenvolto compreende um conjunto de ações desempenhadas por entidades públicas e privadas que visa reduzir a pobreza dos 65 municípios com os menores IDH (Índices de Desenvolvimento Humano) na região do Bico do Papagaio, e as cidades situadas à margem direita do Rio Tocantins. Beneficia ainda os Municípios da região de Pedro Afonso, Jalapão e Sudeste tocantinense.

A execução do Desenvolto terá recursos de mais de R$ 78 milhões em emendas da senadora Kátia Abreu, sendo realizada por entidades parceiras como a Universidade Federal do Tocantins (UFT), SEBRAE, SENAI, Faciet, Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e Embrapa. Dentre as ações previstas estão implantação de quatro centros de desenvolvimento regional, criação de associações de comércio, cursos de capacitação para trabalhadores e empresários, implantação do curso de Turismo, realizar estudos de analise de solo e qualidade da agua, entre outras ações.

As ações serão realizadas dentre de cinco eixos: Governançça, Economico e Social, Inovação e Tecnologia, Infraestrutura e Logística e Gestão, Monitoramento e Avaliação.