Notícias

ATM e UNDIME informam: Governo Federal repassará recursos para conectar internet em cerca de 500 escolas do Tocantins

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e a União dos Dirigentes Municipais do Tocantins (UNDIME/TO) informam que o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), selecionou cerca de 500 escolas públicas do Estado em 135 municípios para ampliação do programa Educação Conectada nas escolas urbanas. Agora, 100% das escolas que atendem aos requisitos da iniciativa ganharão conexão ao mundo virtual. É mais acesso à informação e ao conhecimento.

Esse é mais um passo importante para permitir pesquisas rápidas e acesso a conteúdos pedagógicos mais diversificados além dos já aplicados em sala de aula pelos professores.

Regra

Em cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Jair Bolsonaro, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou que a medida será implementada imediatamente. “É uma medida para a volta às aulas em 2020. Vamos cuidar das exceções com a ampliação do Educação Conectada. O que era raro, isto é, uma escola pública com internet, passa a ser a regra”, afirmou o ministro.

Educação Conectada

O Educação Conectada tem o objetivo de apoiar a universalização do acesso à internet em alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica.

Prazos

Os Municípios terão até o dia 30 de novembro de 2019 para confirmar a adesão e elaborar o Plano de Aplicação Financeira das Unidades Educacionais no sistema Simec e pddeinterativo. (com informações da UNDIME/TO)