Notícias

ATM é parceira do Iphan na divulgação do Encontro de Secretários de Cultura do Estado e I Fórum do Patrimônio Cultural do Tocantins

Victor Morais/Ascom ATM

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) é parceira do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na divulgação do Encontro de Secretários de Cultura do Estado e do I Fórum do Patrimônio Cultural do Tocantins, evento que serão realizados de 5 a 7 de novembro, em Palmas.

A ATM apoia a iniciativa com forma de fomentar a cultura do Tocantins presente nos nos 139 municípios do Estado. “A entidade tem o objetivo de congregar os municípios tocantinenses, fortalecendo suas capacidades culturais”, disse o presidente em exercício da Associação, o prefeito de Talismã, Diogo Borges.

Programação

Segundo o Iphan, o primeiro dia de painel será sobre patrimônio, gestão e turismo e abordará o desenvolvimento de elementos estratégicos para o fomento no ano do Patrimônio + Turismo, a Política Nacional de Gestão Turística dos Sítios Patrimônio Mundial, além do desenvolvimento do Turismo e da Economia Criativa no Tocantins.
Já o segundo dia terá a discussão sobre o papel e a importância do licenciamento ambiental para o estado do Tocantins. Entre outras questões, receberá destaque a atuação do Ministério Público Federal (MPF) sob o aspecto do Patrimônio Cultural.

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e a Associação de Consultores Ambientais do Estado participarão do debate que precederá o Encontro de Secretários de Cultura do Estado de Tocantins. Na oportunidade, serão discutidas a política de preservação e a experiência do Iphan na gestão do Patrimônio Cultural no Tocantins, bem como os principais dilemas e desafios.

Já o terceiro e último dia será destinado a reflexões relacionadas ao patrimônio, turismo, requalificação arquitetônica e urbana. Serão compartilhados desdobramentos da indução da reabilitação do centro histórico do Recife (PE), da produção do inventário dos mestres artífices na Chapada Diamantina (BA) e da experiência das cidades de Natividade (TO) e Porto Nacional (TO).

Na sequência, a discussão sobre políticas de salvaguarda do patrimônio imaterial, incluindo a gestão participativa na salvaguarda do Jongo do Sudeste, a salvaguarda da Capoeira no Tocantins e o pedido de registro da Viola de Buriti, encerrará o evento.

Participação

Estarão presentes no fórum, além do diretor de Patrimônio Material e Fiscalização do Iphan, Andrey Rosenthal, o diretor do Departamento do Patrimônio Imaterial, Hermano Queiroz e o coordenador de Licenciamento, Carlúcio Baima.

Serviço

I Fórum do Patrimônio Cultural do Tocantins e Encontro de Secretários de Cultura do Estado
Data: 5 a 7 de novembro de 2019, 08h
Local: Auditório da Defensoria Pública do Tocantins – Quadra 502 sul, Avenida Joaquim Teotônio Segurado, s/n, Plano Diretor Sul – Palmas (TO).