Notícias

ATM participa do I Encontro de Violeiros para a salvaguarda da Viola de Buriti

Karla Almeida/ Ascom ATM

A Associação Tocantinense de Municípios – ATM participou do I Encontro de Violeiros para a salvaguarda da Viola de Buriti que acontece nos dias 13 e 14 de setembro durante programação da Festa da Colheita do Capim Dourado, no Quilombo Mumbuca, em Mateiros-TO.

O evento é uma iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em parceria com a ATM e Governo do Estado. Durante abertura do encontro, o superintendente do IPHAN no Tocantins, Marcos Zimmermann destacou o objetivo do evento. “O objetivo do encontro de violeiros é divulgar esse instrumento tipicamente tocantinense, que é a Viola de Buriti e fazer uma documentação da cultura da produção e execução desse instrumento musical, com o objetivo de registrarmos a Viola de Buriti como patrimônio nacional”. Zimmermann agradeceu também a parceria da ATM, “Deixo aqui os meus agradecimentos a ATM pela parceria e apoio à frente dos prefeitos para a realização deste evento”, completou.

A prefeita de Lizarda- TO, Suelene Lustosa Matos, representou a ATM no evento e destacou a importância da valorização cultural. “É uma alegria muito grande poder participar deste momento de reconhecimento para a salvaguarda da viola de buriti, é muito importante à preservação e valorização da cultura de cada município ”, concluiu a prefeita.

O Encontro de Violeiros reuniu além da comunidade Mumbuco, pesquisadores, foliões, artistas populares, tocadores, artesãos, violeiros, cantores e músicos.

Registro

O IPHAN em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) realizou um levantamento e identificou através de um estudo prévio15 detentores das práticas e a feitura da viola. “O estudo revelou uma necessidade da devolutiva da pesquisa realizada, além de um conhecimento sobre o alcance do registro e da salvaguarda, uma vez que há o pedido de registro solicitado pela comunidade quilombola Mumbuca”, explica a chefe de Divisão Técnica do IPHAN-TO, Cejane Pacini.