Notícias

Gestão da Saúde e o Papel dos Municípios na Rede de Amparo Social são os próximos temas do CNM Qualifica no Tocantins

Victor Morais/Ascom ATM

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) comunica as prefeituras que a Confederação Nacional de Municípios (CNM) estará mais uma vez em Palmas para capacitar agentes municipais dentro do Programa CNM Qualifica. Nos dias 05 e 06 de agosto, o auditório da ATM, em Palmas, recebe treinamentos sobre Gestão da Saúde e o Papel dos Municípios na Rede de Amparo Social. As inscrições são gratuitas para os Municípios filiados à CNM. 

A Capacitação sobre a Gestão da Saúde nos Municípios é direcionada aos prefeitos, secretários e diretores Municipais de Saúde, além de servidores ligados à área. Já as orientações sobre o Papel dos Municípios na Rede de Amparo Social é voltada também para prefeitos, além de secretários e diretores Municipais de Assistência Social e/ou servidores que atuam nessa área. 

Resultados positivos

A capacitação dos agentes municipais em diversas áreas estratégicas dos Municípios é fundamental para o êxito da gestão local, afirma o presidente da ATM e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano. “Uma gestão equilibrada passa também pelos resultados positivos em diversas áreas, não somente em uma ou outra. Com as capacitações as chances de conseguir êxito em toda a gestão é muito grande”, frisa. 

A ATM lembra que já houveram quatro capacitações em áreas distintas da administração municipal somente neste ano de 2019, ao levar orientações a mais de 600 agentes locais. Os treinamentos foram sobre incremento das receitas municipais, regime previdenciário nos Municípios, gestão de pessoal e controle interno. As oficinas e palestras são ministradas por técnicos da CNM com larga experiência nos temas propostos. 

Gestão da Saúde nos Municípios

Nessa capacitação que ocorre dia 05 de agosto, os agentes municipais serão treinados sobre o panorama da Saúde no Brasil, o contexto da Política Nacional de Saúde Pública, a Organização do SUS, a gestão de pessoal e os meios de financiamento, instrumentos de planejamento e avaliação, entre outros temas. Para fazer sua inscrição nessa capacitação clique aqui.

O Papel dos Municípios na Rede de Amparo Social

Já nessa capacitação que ocorre dia 06 de agosto, os participantes serão orientados sobre a Política Nacional de Assistência Social, os Níveis de Gestão e Proteção, os Instrumentos de Planejamento no SUAS, as Instâncias de Pactuação, o Controle e a participação social, entre outros temas. Para fazer sua inscrição nessa capacitação clique aqui.
 
A ATM afirma que as capacitações ocorrerão durante todo o dia, das 08h as 18h, com intervalo de duas horas para almoço.

Municípios não filiados à CNM pagam o valor de R$ 600 por participantes para participarem da capacitação.

Os certificados de participação serão expedidos pela CNM no hot site do programa de qualificações.