Notícias

Centenas de servidores municipais recebem capacitação sobre Gestão de Pessoal e Controle Interno

Victor Morais/Ascom ATM

Prefeitos, secretários e servidores municipais de mais de 120 municípios tocantinenses receberam capacitação sobre regras básicas de Gestão de Pessoal e Controle Interno nos Municípios, por meio do programa CNM Qualifica, que ocorreu nesta quarta-feira, 12, em Palmas.

As capacitações são promovidas pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), tendo no Tocantins o apoio da Associação Tocantinense de Municípios (ATM). O intuito do programa é apresentar aos participantes os principais conceitos e diretrizes, bem como as últimas atualizações legislativas sobre os temas.

O presidente da ATM e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, falou da importância das capacitações. "O CNM Qualifica supri uma demanda enorme dos Municípios que é a qualificação profissional dos servidores. Gerir um Município exige conhecimentos técnicos, e o programa traz as últimas atualizações sobre os temas, ao proporcionar aos participantes aprendizados sobre aquilo que está sendo discutido hoje sobre a eficiência e qualidade nos serviços públicos” disse.

Capacitações

Nesta terça-feira, 11, o tema foi regras básicas sobre Gestão de Pessoal, e contou com a participação de aproximadamente 100 agentes municipais, dentre eles a prefeita de Arapoema, Lucineide Parizi. "Estou aqui para esclarecer dúvidas sobre a mensuração da produtividade dos servidores, além de conhecer ações que colaborem para a manutenção do Município dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal".

Na quarta-feira, 12, mais de 130 agentes municipais foram orientados sobre procedimentos de Controle Interno nos Municípios. "Essa atividade é de suma importância para a validação de atos financeiros da gestão municipal, ao dar mais legitimidade e transparência às ações da prefeitura", frisou o palestrante da capacitação e consultor técnico da CNM, Silmo Streit.

Em abril e maio deste ano o programa CNM Qualifica capacitou os agentes municipais sobre convênios e ampliação de receitas, bem como sobre Regime Previdenciário nos Municípios. Com as capacitações promovidas sobre Gestão de Pessoal e Controle Interno nos Municípios, ATM e CNM capacitam mais de 500 agentes municipais no Tocantins em 2019. Segundo a Confederação, foram mais de seis milhões de servidores treinados desde que o programa foi implementado.

A capacitação sobre Controle Interno nos Municípios segue durante todo o decorre desta quarta-feira, 12.