SQLSTATE[HY000]: General error: 145 Table './atmtoorg_db/tb_acesso_online' is marked as crashed and should be repairedSQLSTATE[HY000]: General error: 145 Table './atmtoorg_db/tb_acesso_online' is marked as crashed and should be repairedSQLSTATE[HY000]: General error: 145 Table './atmtoorg_db/tb_acesso_online' is marked as crashed and should be repaired Associação Tocantinense de Municípios ATM esclarece Municípios sobre a Campanha Nacional contra a Influenza em 2019
Notícias

ATM esclarece Municípios sobre a Campanha Nacional contra a Influenza em 2019

Victor Morais/Ascom ATM

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) esclarece municípios do Tocantins quanto à Campanha Nacional contra a Influenza a ser realizada neste exercício de 2019, entre os dias 10 de abril a 31 de maio, tendo o dia 04 de maio como o Dia “D” da vacinação. O intuito da entidade é trazer informações sobre a campanha para que as prefeituras possam obter êxito na ação e, com isso, garantir a imunização do público-alvo.

A definição dos grupos prioritários a serem vacinados contra a influenza é realizada pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, em conjunto com diversas Sociedades Científicas, que consideram que esses grupos são suscetíveis a adoecer.

Grupos Prioritários

São eles: crianças (de seis meses a menores de seis anos – 5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes, puérperas, trabalhadores da área da saúde, povos indígenas (a partir do sexto mês de vida), idosos (60 anos ou mais), dentre 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, penitenciários, servidores do sistema penitenciário, professores em atuação nas escolas, clinicas especiais cadastradas em Programas de Controle de Doenças Crônicas do SUS e, por fim, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clinicas especiais, independe da idade.

Quanto a esse último grupo, a ATM explica que mantém-se a necessidade de prescrição médica, ao especificar o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação. A entidade, alerta que não há indicação do uso da vacina como bloqueio vacinal de contatos de casos de influenza.

Campanha nos Municípios

As vacinas já foram entregues às secretarias Municipais de Saúde dos Municípios pela Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos – CEADI/TO. A ATM orienta que cabem às secretarias municipais a gestão das vacinas e a organização das estratégias de vacinação, de acordo com as particularidades de cada Município.

A ATM lembra que o registro das doses aplicadas é realizado através do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações – SI/PNI, por meio do registro nominal/individual dos usuários do SUS, por sala de vacina, bem como as informações relativas ao controle de gestão e Gerência de Imunobiológicos.

Vedações

Por fim, a ATM alerta que as vacinas enviadas devem ser única e exclusivamente para aplicação nos grupos prioritários, pois não há estoque para complementação de vacinas a serem enviados aos Estados e Municípios, considerando que todo o quantitativo adquirido e enviado é baseado em metas de grupos prioritários.

Eventuais dúvidas dos gestores municipais, em especial da Saúde, podem ser sanadas pela Gerência Estadual de Imunização, pelos telefones (63) 3218-2749/1783/1784 e/ou 0800 63 1002.