Notícias

Prefeituras podem estimular associações e cooperativas que atuam em defesa do Meio Ambiente a participarem do PPP-ECOS, recomenda ATM

Victor Morais/Ascom ATM

Prefeituras de todo o estado do Tocantins podem divulgar e estimular as associações sem fins lucrativos e cooperativas constituídas a participar do 25º edital do Programa de Paisagens Produtivas Ecossociais (PPP-ECOS) com intuito de que essas organizações recebam recursos para manter a continuidade ou até mesmo ampliar as atividades com benefícios socioambientais. A data limite de apresentação de projetos em resposta ao presente Edital é 06 de maio de 2019, considerada a data de carimbo de expedição dos Correios. 

Segundo o Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), o PPP -ECOS focaliza as inter – relações entre comunidades tradicionais, agricultores familiares e indígenas e o meio ambiente, com ênfase na promoção de modos de vida sustentáveis que contribuam com benefícios ambientais, conforme os acordos internacionais e políticas nacionais.

Recomendação

“Em 23 anos de execução, o programa já beneficiou milhares de Municípios, nos 26 estados da federação. Excelente oportunidade para favorecer as ações ambientais nas comunidades locais”, afirma o presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano. A ATM recomenda as gestões a estimularem as associações e cooperativas a participarem do programa. 

Nesse período foram apoiados 566 projetos, lançados 24 editais, com repasses de 14 milhões de dólares (em valores atuais equivalem a aproximadamente 45 milhões de reais), diretamente para organizações comunitárias e organizações não governamentais que atuam em 26 estados do Brasil e no Distrito Federal.

Participação e recursos 

Para atender a demanda das organizações sociais dessa região, o PPP –ECOS adota o mecanismo de seleção que prevê três categorias de apoio a projetos: I Pequenos Projetos; II .Projetos de Consolidação e III Projetos Estratégicos. Os recursos previstos para a seleção de projetos neste edital somam R$4.300.000 (quatro milhões e trezentos mil reais), com previsão de seleção de cerca de: 12 Pequenos Projetos; 6 Projetos de Consolidação e 2 Projetos Estratégicos. 

Envio das propostas

A data limite de apresentação de projetos em resposta ao presente Edital é 06 de maio de 2019, considerada a data de carimbo de expedição dos Correios . Não haverá prorrogação do prazo. Os projetos deverão ser enviados por Correio ou Sedex à Coordenação Técnico-Administrativa do PPP-ECOS, ou ainda, presencialmente no seguinte endereço:

Programa de Paisagens Produtivas Ecossociais – PPP-ECOS
a/c Instituto Sociedade, População e Natureza – ISPN
SHCGN CLR Quadra 709 Bloco “E” Loja 38,
CEP 70.750-515, Brasília-DF 

Se o projeto for entregue diretamente ao ISPN, o envelope deve ser datado e assinado pelo funcionário responsável até às 18 horas do dia 06 de maio de 2019. Não serão aceitos projetos enviados por fax ou e-mail.

Clique aqui
para acessar o edital de participação e saber mais detalhes do processo de participação e seleção.