SQLSTATE[23000]: Integrity constraint violation: 1062 Duplicate entry '3976' for key 'PRIMARY' Associação Tocantinense de Municípios Prefeito de Cariri assina adesão aos programas Selo Unicef e Prefeito Amigo da Criança
Notícias

Prefeito de Cariri assina adesão aos programas Selo Unicef e Prefeito Amigo da Criança

O município de Cariri do Tocantins está aderindo a dois importantes programas o “Selo Unicef 2017-2020” e o “Prefeito Amigo da Criança”. O primeiro visa estimular os municípios a implementar políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O prefeito Junior Marajó destaca ser muito importante essa adesão e expões que quem ganha é a população porque contará com políticas públicas de qualidade voltadas para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

A secretária da Assistência Social, Dayane Rodrigues, enfatiza o ganho para as famílias com essa adesão isso porque para garantir o Selo a gestão municipal deverá promover intensa mobilização, participação e engajamento social. Ela ainda explana que o programa prevê capacitação para os gestores e pessoas ligadas ao trabalho com crianças e adolescentes para qualificação na elaboração de projetos e execução das políticas públicas voltadas ao público assistido.

Dayane ainda expõe que os municípios certificados pelo Selo Unicef passam a fazer parte de um grupo de municípios reconhecidos internacionalmente pelo Unicef por seus avanços em favor da infância e adolescência.

O Selo Unicef é uma certificação internacional concedida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) aos municípios da Amazônia Legal e do Semiárido em reconhecimento aos avanços reais e positivos na vida de crianças e adolescentes.

Programa Prefeito Amigo da Criança

O Programa Prefeito Amigo da Criança também tem o objetivo de apoiar tecnicamente os municípios na implementação de ações e políticas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

Segundo a secretária municipal de Educação, Suzana Santos, esse programa oferece subsídios técnicos, recomendações e também seminários que possibilitam o diálogo, a troca de experiências e a dispersão de conhecimentos úteis à construção ou à consolidação de políticas públicas voltadas à melhoria das condições de vida de crianças e adolescentes.

Suzana destaca que o município ao aderir a esse programa deve trabalhar incansavelmente para poder apresentar dados positivos, pois a gestão será avaliada. “Queremos sim oferecer qualidade às nossas crianças e com certeza essa avaliação serve de impulso para buscarmos ainda mais a excelência no nosso trabalho e sermos bem avaliados”, destaca.

Vale destacar que ambos os projetos reúnem esforços das secretarias da Assistência Social, Saúde e Educação. “Esse trabalho intersetorial garante uma melhor prestação do serviço, porque juntos pensamos melhor e consequentemente apresentamos melhores resultados”, finaliza o prefeito.